[MASOCH-L] OpenVPN para acesso aos clientes

Vinícius Fontes contato at viniciusfontes.com
Thu May 14 10:00:43 BRT 2015

Ótimas dicas, já tinha implementado a maioria no meu ambiente de teste.

Outro problema que me ocorreu é caso o cliente utilize em sua rede interna
o mesmo bloco privado que eu atribuí à VPN. Por exemplo, 172.16.2.0/24.
Para evitar isso, estou pensando em usar o bloco 100.64.0.0/10, que é
definido pela RFC 6598 para utilização em CGNAT.