[MASOCH-L] DNSBL com SPF

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Jun 22 11:31:37 BRT 2015

Pessoal,

Eu estava refletindo aqui sobre este projeto SPF que estou desenvolvendo
e me veio uma ideia doida.

Alguém já imaginou criar uma DNSBL, porém trabalhando com domínios e IPs
simultaneamente?

A ideia seria a seguinte:

 1. Passar o par (IP, endreço de e-mail) para o serviço SPF/DNSBL;
 2. O serviço faz a checagem SPF;
 3. Se der FAIL, retorna FAIL mesmo;
 4. Se der PASS, verifica a reputação do domínio e retorna PASS se a
    reputação do domínio estiver OK ou LISTED se o domínio estiver listado;
 5. Se der SOFTFAIL ou NEUTRAL, retorna eles próprios se a reputação do
    IP estiver OK ou LISTED se o IP estiver listado e
 6. Retorna ERROR em qualquer outro caso.

Para conseguir isso, precisaríamos criar um mecanismo de reclamação onde
o próprio mecanismo atribui a listagem para o domínio, em caso de PASS,
ou para o IP nos demais casos.

A taxa de reclamação em ambos os casos seria o volume de reclamação pelo
volume total de consultas SPF. Como todo mundo consulta o SPF, a taxa de
reclamação seria perfeita, sendo que poderia ser considerada como uma
probabilidade da mensagem ser spam.

Num ambiente onde vários provedores utilizem o mesmo serviço, a
propagação de má reputação seria bem mais rápida.

--
Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil