[MASOCH-L] Cloudflare via Embratel

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 1 14:51:47 BRT 2015

> Então, tem outra questão que eu esqueci de mencionar.
> A NET, até onde eu sei, é uma "ilha" em cada cidade com a Embratel como
> transito. Ou seja, isso só seria válido para usuários de São Paulo aonde a
> Cloudfare esta presente. Já de outros lugares iria pra Miami via Embratel
> mesmo, a não ser que algum participante de outro PTT esteja anunciando os
> prefixos da Cloudfare, o que acho improvável.

Precisava checar se ainda se aplica, mas eu já vi a Cloudflare com trânsito
da Algar em algum momento (talvez antes de entrar do PTT; o cluster deles
foi instalado na época do congelamento da copa). O que leva a uma outra
possibilidade comum com a Embratel: como a Cloudflare tem AS próprio, se
ela receber o anúncio com o AS da Algar e receber diretamente nos EUA via
um ponto de troca de tráfego, a Embratel por AS Path pode preferir o
cluster de lá. Não há notícia da Embratel otimizando esse tipo de coisa.

Rubens