[MASOCH-L] Fwd: [caiu] Recomendação servidor MX

Alex Vitola alex.vitola at gmail.com
Mon Jun 1 08:43:52 BRT 2015

Depende,

Qual o teu de cliente/usuários?

Tua empresa basicamente só recebe mensagens? ou faz o envio de muitos emais
para vários clientes/fornecedores?

Qual a criticidade do email no dia a dia da empresa? Email parado significa
perda financeira? e-commerce ou algo que dependa de prazo (como
licitações/NFE por exemplo)

Você precisa ter o controle do que você recebe (filtros de spam e reputação
por exemplo), ou pode terceirizar isso para o teu provedor? Gmail, Yahoo, e
Zoho Locaweb, etc tem políticas de recebimento bem específicas que podem
não estar de acordo com o teu perfil.

Email vai além de escolher o MTA/Webmail, mais do que nunca se teu email é
crítico você precisa estar numa infraestrutura que tenha reputação mesmo
que não sejam muito bom em outros aspectos, de que adianta instalar um
Zimbra super bem configurado e deixar ele no meio de um bloco de ips da
Telesp sem reversos e bloqueado em todas rbl possíveis.

Office 365 e Google são as melhores opções neste sentido, ainda mais pelo
suporte que possuem a dispositivos móveis, o Zoho não conheço, mas tem uma
ótima reputação.

att

Alex Vitola