[MASOCH-L] Porque é errado listar um IP

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 30 08:02:20 BRT 2015

Em 30/07/2015 07:29, Leandro Carlos Rodrigues escreveu:

> [...]
> porque não tem outra solução melhor (ou mais precisa). Porém matar
> alguns inocentes é muito melhor que jogar uma bomba atômica e matar a
> cidade inteira por conta de um edifício específico.
>
> Não precisa necessariamente parar de listar IPs, mas antes de fazê-lo,
> ter certeza de que não tem outras empresas ou usuários inocentes que
> serão prejudicados no processo. Se o IP pertencer a uma empresa
> qualquer ou pessoa física, e não à um provedor, mande uma bomba
> atômica. Caso contrário, se for provedor, melhor seria mandar um

Só para exemplificar isto que eu disse, fiz uma pesquisa na minha base
de dados e encontrei este IP 201.76.49.207, que é da Locaweb, que tem
pelo menos 151 domínios enviando e-mail por este IP. Eu dei uma
analisada nos e-mails que foram considerados SPAM pelos remetentes e
chequei na conclusão de que apenas 11 domínios dos 151 pertencem à
spammers. Ou seja, se eu cometer a burrice de listar este IP, certamente
eu vou receber uma enxurrada de reclamações dos meus usuários, porque os
outros 140 domínios são legítimos. Nestes casos o que eu faço é listar o
domínio, que resolve o problema com pouco ou nenhum efeito colateral.