[MASOCH-L] Porque é errado listar um IP

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 30 07:29:24 BRT 2015

Em 29/07/2015 13:11, Rubens Kuhl escreveu:

> Com blocos para usuário final isso funciona, mas com blocos para ISPs (quer
> seja hospedagem ou acesso), o IP muda de dono com alguma agilidade.

É exatamente neste ponto que a ideia convencional falha. Por isso que
muitas tecnologias anti-spam não são levadas à sério por todos.

O administrador que utiliza um sistema bloqueio por IP, irá sempre
esbarrar neste problema e terá uma taxa de reclamação enorme de seus
próprios usuários, sendo forçado no final das contas a parar de usar a
tecnologia.

A solução que propus não resolve definitivamente o problema. Mas a
tecnologia dos os mísseis teleguiados também não resolve. Isso porque
ela ainda mata alguns inocentes, e mesmo assim continuam usando ela
porque não tem outra solução melhor (ou mais precisa). Porém matar
alguns inocentes é muito melhor que jogar uma bomba atômica e matar a
cidade inteira por conta de um edifício específico.

Não precisa necessariamente parar de listar IPs, mas antes de fazê-lo,
ter certeza de que não tem outras empresas ou usuários inocentes que
serão prejudicados no processo. Se o IP pertencer a uma empresa qualquer
ou pessoa física, e não à um provedor, mande uma bomba atômica. Caso
contrário, se for provedor, melhor seria mandar um míssil teleguiado.