[MASOCH-L] Blacklists manuais - MTA

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Jul 23 07:38:49 BRT 2015

Em 22/07/2015 14:12, Davi Peres escreveu:
> oi Roberto, vamos trocar nossas listas, eu tenho cerca de 5500 dominios
> brasileiros que coloco manualmente aqui. Ja toquei aqui neste assunto para
> criar um antispam br mas nao deu muito certo, temos que por um rbl urgente
> para funcionar.  Temos muitas empresas de propagandas aqui eu ja estou
> cansado disso a anos. Bora fazer uma ?!?!

Já está pronta Davi. Não sei se você percebeu que estou trabalhando no
projeto SPFBL:

    https://github.com/leonamp/SPFBL

É só começar a usar pois eu tenho uma instância deste serviço rodando e
estou disposto a abrir para a comunidade.

O SPFBL tem muitas vantagens em relação a uma RBL convencional pois
estas RBLs geralmente trabalham apenas com IP e algumas delas trabalham
com domínio. Isso é um problema porque as vezes você lista um IP mas
neste IP tem vários domínios utilizando ele e você prejudica todos eles.
Além disso, se você listar o domínio, você pode prejudicar outros
usuários se este domínio pertencer a um provedor de e-mail notório, como
por exemplo Gmail, Hotmail e Yahoo. Neste último caso, o SPFBL lista o
remetente invés do domínio.

Resumindo, o SPFBL trabalha com remetente, domínio, IP, CNPJ, CPF e
HELO, fazendo a listagem individual e tudo automático (você não precisa
se preocupar quem é o responsável pois o SPFBL deduz isso sozinho de
acordo com as regras SPF que o próprio domínio estipulou).

Você mencionou sobre as empresas de propagandas, então olhe este exemplo
de checagem SPFBL:

    |user:~# ./spfblcheck.sh 191.243.197.31 op4o at adsensum.com.br
    smtp-197-31.adsensum.com.br PASS .adsensum.com.br 2656±1218s GRAY
    0.061 013.566.954/0001-08 2831±714s BLACK 0.108 @adsensum.com.br
    2656±1218s GRAY 0.061|

O SPBFL notou que não existe muitas reclamações para o domínio deste
"adsensum.com.br", mas ao olhar o CNPJ 013.566.954/0001-08, percebeu que
tem mais reclamações. Se você consultar este CNPJ no WHOIS vai notar que
o cara é empresa de propaganda e tem 8 domínios registrados. Com certeza
meu servidor de e-mail registrou reclamação de outros domínios dele para
que o CNPJ dele tenha mais reclamação que o domínio no SPFBL.

Estou aberto para explicar como funciona em detalhes o SPFBL. Se alguém
tiver interesse é só perguntar ou testar.