[MASOCH-L] Hospedagem Simples (Site/E-mail)

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Wed Jul 22 14:22:52 BRT 2015

>Ser revenda não é fazer nada, ele assume responsabilidade igual, e especialmente assume a responsabilidade de migração que >é um processo bem trabalhoso se/quando acontece.

Revenda ainda em geral tem responsabilidade de manter seus próprios backups, ficar monitorando e dando suporte aos clientes, e intervir quando o site do cliente (não parece ser seu caso, mas existe) começa a prejudicar os outros usuários do servidor, seja por má programação ou pelo site estar bombando mesmo.

Eu mesmo tenho alguns clientes de hospedagem (raros, só faço para conhecidos atualmente para não dar problema de conflito de interesses com meu empregador) que chegam a 3 dígitos (tanto sites individuais como VMs pequenas) - mas em geral não cobro quando eles ultrapassam os limites a não ser que vire absurdo, aumento cores e RAM quando necessário, os desenvolvedores que me trouxeram estes clientes tenho confiança para dar acesso root quando necessário, e os clientes têm meu celular direto (e se não me acharem o desenvolvedor em geral tem como consertar). Quando precisam, me perturbam no Facebook ou Whatsapp mesmo, nada de abrir chamado. Esse é um dos diferenciais que justificam o preço mais alto - não ter de ser atendido por um telemarketing robô de UOL ou Locaweb que pergunta se você já resetou o modem ou deu boot na máquina e depois abrem um chamado que leva 5 dias para ser respondido. Alguns por exemplo tiveram eventos que sentaram a CPU durante os mesmos (milhares de acessos simultâneos) e não pagaram nenhum centavo a mais; eu simplesmente redimensionei os recursos deles usando caches externos e cloudflare para dar conta do recado.

Detalhe que não sou revenda, eu mesmo gerencio tudo.