[MASOCH-L] RES: domínios que FORAM criados para mandar spam

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jul 6 11:18:12 BRT 2015

> [...]
> antecipado R$ 2700,00, e empresas pequenas isso se torna complicado. Seria
> injusto fazer algo para beneficar somente empresas médias e grandes e as
> empresas pequenas serem prejudicadas. Por que não há "planos" que comecem
> em um valor mais baixo para as empresas menores?
>

>         b) sim, existem, empresas ISP que apoiam e "adoram" enviar SPAM,
> então precisaria ter um método de pontuação ou checagem para barrá-los. Um
> ISP registrar dezenas de domínios e não pagar já bastaria para forçar ao
> item 2 (só poder configurar DNS se pagar antecipado os R$ 30).

Hoje os provedores de serviço de registro já pagam R$27 assim que
configuram DNS. Toda a transação via EPP exige pré-pagamento.

>         Sobre fazermos uma pesquisa por ID ou documento e sabermos a lista
> de domínios registrados, poderia ser debatido os usos honestos e
> justificáveis e criado uma maneira de ser habilitado/permitido continuar a
> fazer as pesquisas como antes. Enviar pelos Correios os documentos da
> empresa e outros detalhes para "homologar", e ter um monitoramento para
> tirar dessa homologação os que fizeram mal uso, etc.

Notar que isso cria uma distinção entre os que podem acessar mais
informações e os que não podem; hoje nenhuma pesquisa tem esse tipo de
condição, o que garante transparência do sistema. Qualquer privilégio
envolve controle, qualquer controle envolve supervisão... as discussões
fervorosas sobre titularidade de informações privadas mostram o quanto isso
é complexo.

>         Uma empresa que envia SPAM em massa (item b) poderia perder o
> acesso à essa pesquisa.

 E como você sugere caracterizar isso ? E porque necessariamente quem tem
acesso é que faria o spam usando essas informações ?

>         Sei que esse assunto é relativamente complexo, mas há vontade do
> registro.br em achar uma solução bacana e inteligente ou melhor deixar
> como está?

Há, desde que seja uma solução para os problemas de todos, não apenas para
o seu problema.

Rubens