[MASOCH-L] RES: domínios que FORAM criados para mandar spam

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Mon Jul 6 09:45:28 BRT 2015

On 06/07/2015 09:29, Rubens Kuhl wrote:

> Há muitos anos atrás no FISL o pessoal da Sendmail já dizia que reputação
> de sistemas de reputação era o caminho para escalar esse tipo de solução...

Acho que entendi o que você quis dizer com isso. Pensando desta forma,
daria sim para descentralizar e trabalhar com um pool de serviços SPFBL.
Na verdade seria como é feito hoje, onde o pessoal costuma fazer
consulta em média para três DNSBL.

Só que o SPFBL que estou desenvolvendo tem um mecanismo de denúncia, na
qual cada instância SPFBL gera um ticket. Este ticket serve para iniciar
uma reclamação futura e o serviço usa o volume de reclamações pelo
volume total de consultas para gerar uma probabilidade.

Se utilizarmos o paradigma de pool de SPFBL, então o cliente da consulta
teria que guardar todos os tickets e também o endereço de cada instância
que gerou os tickets para poder enviar a reclamação para todos eles e
para os respectivos. Se enviar apenas para um ou inverter, a
probabilidade gerada pelos demais não estaria correta. Acho que é um
problema fácil de resolver. Se funcionar para um centralizado, daria
para adaptar facilmente para um pool descentralizado.