[MASOCH-L] Emails do Gmail caindo na caixa de Spam

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Jul 2 17:05:14 BRT 2015

On Thu, 2 Jul 2015, Fernando Frediani wrote:

> Pessoal, tenho percebido um problema com meu email do Gmail recentemente e
> queria perguntar se alguém já vi algo parecido.
>
> Utilizo Thunderbird como cliente e não o cliente Web do próprio Gmail.
> Para receber funciona tudo tranquilo via IMAP.
> Para enviar utilizo o servidor SMTP deles (smtp.gmail.com - Porta 465) com
> encriptação SSL/TLS.

seria muito mais ortodoxo usar a 587 com TLS e autenticação.

> [...]
> nas caixas de Spam de algumas pessoas dependendo do serviço de e-mail que
> cada um usa.
>
> Minha teoria: Quando envio email pelo Thunderbird acredito que ele possa
> estar adicionando ao Header do email o meu IP da NET e o que faz alguns
> servidores interpretarem que ele partiu de um servidor hospedado em uma
> conexão residencial e não do servidores do Gmail.
>
> Faz sentido ? Alguém tem uma teoria melhor ou uma maneira de se evitar que
> isso aconteça sem ser mandar o email direto pela interface Web do Gmail ?

ele tem que colocar os cabeçalhos Received: e um deles vai revelar o teu
endereço IP, mas isso não deve ser problema porque o endereço do servidor
será um do próprio google/gmail.

você provavelmente envia mail em formato HTML. evite. email em HTML é meio
caminho andado para ser confundido com spam. programe o thunderbird para
enviar somente em text/plain. já ajuda.

por fim, sai muito spam do gmail, de modo que a reputação desse serviço
não é lá das melhores.