[MASOCH-L] Duvida sobre Storage/Vmware

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Thu Jan 15 15:12:50 BRST 2015

On 15-01-2015 13:24, Welisson Tomé wrote:
> Estamos trabalhando em um projeto que será implementado storage, então
> gostaria de saber como vocês tem feito para manter alta disponibilidade
> das maquinas em cima da Vmware em caso de pane, como ele trata para que
> seja provisionado no outro servidor (front-end), através de storage DAS,
> existe a possibilidade de se fazer isso de maneira automatizada, ou só
> com SAN ISCSI?
Opa!

Dá sim. Eu tenho 2x Dell R420 conectados em um MD3200 com controladora
redundante via cabos SAS (portanto DAS) e rodando o VMWare ESXi. Só
falta pagar a licença do VMWare pra ter o recurso de VMotion e alta
disponibilidade (uns $15K pra até 4 hosts), mas mesmo hoje com o
gratuito eu tenho como desligar uma VM em um host e ligar em outro sem
alterar nada, ambos hosts lêm a mesma LUN do storage com as VMs.

EMHO iSCSI só compensa a complexidade e propensão a falhas caso
realmente precise rotear o acesso pra fora do seu datacenter a outras redes.

Sds.

--
*Marcio Merlone*