[MASOCH-L] sistemas operacionais Apple

Renato Frederick renato at frederick.eti.br
Fri Feb 6 06:32:05 BRST 2015

Danton Nunes escreveu:
> que eu me lembre do tempo em que usava o notebook 'clamshell', a base
> do sistema operacional era o Darwin, uma colcha de retalhos (qual Unix
> não é?) vindos do NeXT, BSD, e FreeBSD. Ele é conformante com a
> "Single UNIX Specification", mas só muito recentemente é que foi
> certificado. O que não quer dizer muita coisa, o Linux e a maioria da
> descendência do BSD também nunca foram.
>
> sarisfazendo ao SUS e tendo um gcc e um make, o que não estiver
> pronto, você pode compilar dos fontes, como nos velhos tempos.

Putz, dos tempos do iBook(acredito que clamshell você se refira a ele),
foi coisa de 1996 a 2006, ainda PowerPC, memória SDRAM, aiport card(nem
pcmcia usava).

O darwin continua sendo o BSD UNIX que o OSX usa como base até hoje,
porém largou PowerPC a algum tempo para a felicidade da maioria e
mimimimi de poucos.... A versão atual é  Yosemite(10.10.2), roda em
qualquer Intel based(nunca tentei brincar de rodar em um AMD por falta
de acesso a um PC com AMD), tem até versão pirata aí na internet que
adiciona suporte a drivers diferentes que o oficial, permitindo rodar em
um Notebook de 800 reais, com drivers de vídeo e rede genéricos. Porém
não vale reclamar da performance.

A saída do uname:

  frederick at Frajola:~$ uname -a
Darwin Frajola.local 14.1.0 Darwin Kernel Version 14.1.0: Mon Dec 22
23:10:38 PST 2014; root:xnu-2782.10.72~2/RELEASE_X86_64 x86_64
frederick at Frajola:~$

E realmente, pode-se instalar nele um sistema de ports tipo o do FreeBSD
e ter todo o sistema de dependências automático, como já falaram aqui,
usando brew e outros sistemas. Ou ser puritano igual o Danton falou e
dar o ./configure ;; make ;; make install como eu fazia nos tempos do
SlackWare Linux :)

Infelizmente o que assusta é que mesmo fora do Brasil o Hardware já é
salgado$$$$$, somando a maravilha de impostos que a Dilma faz incidir,
MacBook Pro com retina display vale preço de carro popular usado... :-/

[]s