[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Marcos Tadeu marcos at telecom.uff.br
Thu Feb 5 17:39:02 BRST 2015

O mito da baixa temperatura vem da era dos valvulados. Ali sim, era
complicado.
E também da baixa qualidade de projetos feitos sem o cuidado com a
"dinâmica dos fluidos" (o ar).
O projeto tem que validar todo o fluxo do ar, desde a saída das "bocas
frias", passando pelos racks e como os equipamentos estão neste fluxo,
até a captação de retorno.

Vejo muito chute, ou falta de cuidado mesmo, colocando equipamentos que
geram muito calor, antes de equipamentos que geram pouco calor, neste
fluxo de ar.
Ai, cresce o mito: a sala tem que ficar a 19 graus... Sabe porque?
Porque no último equipamento neste fluxo de ar, já vai estar a quase 30
graus o ar que chega.

Outro ponto: queima mais equipamento a variação de temperatura do que
ela "quente". Exemplo com sistemas baratos: você joga a boca fria na
cara do equipo. Quando o compressor está ligado, sai uns 12 graus . Ai,
a sala chega na temperatura programada, e desliga, com, por exemplo, uns
22. Volta a ligar com 24 graus.
Então o ar batendo vaira entre 12 e 24. Isto gera um expande/contrai que
é mortal.
Já vi travarem roteadores cisco nesta circunstância.
Me chamaram e pediram para descobrir de qual era o ataque de rede que
estava travando o roteador, pois não viam nada.
Quase me bateram quando disse o o ataque era interno, e do ar
condicionado. Mas no dia seguinte fizeram a experiencia de simplesmente
impedir que o ar gelado batesse no bicho... O papelão deve estar lá até
hoje...