[MASOCH-L] switch para laboratório de sdn

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Thu Dec 3 21:40:42 BRST 2015

Uma outra sugestão (e uma ideia que defendo) é correlata a uma pergunta que
o Ascenço fez para o Cabra da Datacom numa palestra que ele deu sobre SDN
numa GTER dessas...

O uso de SDN em Border Routing.
Em uma primeira análise, pode-se chegar à conclusão que não haveriam ganhos
com uma implementação nessa linha.

Eu discordo!
E exemplifico puxando o gancho do cabra que colocou 5Gbps numa CCR no
último MUM.
Segredo do sucesso? Rota Default.
É elegante? NEM UM POUCO! Mas assusta na eficácia...

E aonde entraria o SDN nisso?
Sumarização de rotas!(esse foi a colocação do Ascenço na GTER).
 - Como ficaria a sumarização de rotas de um ASN Single Homed?
 - Ou de um ASN Single Homed + PTT?

Mas e calcular essa sumarização?
Imagine um mapa de Karnaugh da Internet.
Haja poder de processamento...

Com a especialização do hardware com as ASICs e FastPaths é (quase)certo
que as caixas de roteamento não terão processamento para calcular esse tipo
de sumarização.

Mas eu acredito profundamente que um Controller com ajuda de MUITO
processamento paralelo(Ex.: 3 x GPUs com 2048 Threads cada) possa tornar um
problema resolvido.

Agora junte a sumarização em uma maquína poderosa o suficiente, um hardware
low-cost encaminhando 5Gbps como o caso da CCR, os comandos saindo da
máquina para Border através de SDN...

Eu vejo um BAITA tema de conclusão de curso aqui.
Vocês não?