[MASOCH-L] Intervalo de tentativa de envio SMTP

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Dec 3 11:52:55 BRST 2015

Em 03/12/2015 11:43, Eduardo Rigler escreveu:
> Sou peixe pequeno mas fiquei pensando com meus botões: Pra que alongar
> tanto tempo as tentativas (dias) da mensagem na fila? Um servidor de e-mail
> (ou o link do servidor, que seja) ficaria tanto tempo indisponível/com
> problema?

Então Eduardo. Quando alguma origem está marcada como BLACK, o SFPBL
atrasa a mensagem por 24h.

Sei que parece um absurdo mas existe um alógica sim por trás disso.

Por um lado, seria uma forma do administrador do MX reverter um falso
positivo sem perder a mensagem. Isso evita que o remetente tenha que
enviar novamente.

Mas por outro lado seria uma forma de identificar possíveis spammers
tentando entrar, que é a grande maioria, e bloquea-los antes que as
mensagens sejam entregues.

Nós tivemos sucesso em controlar isso, porém a técnica gerou esse novo
problema, onde a origem abusa das tentativas, sobrecarregando assim os
recursos computacionais.

Quando percebemos isso, caiu a ficha que daria para separar o joio do
trigo verificando justamente quem está ou não abusando das tentativas.

Seria uma forma de antecipar a ação do administrador, que vê no LOG do
seu MX um monte de tentativa e de um domínio, sendo este obviamente de
spammer.