[MASOCH-L] Intervalo de tentativa de envio SMTP

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Thu Dec 3 10:14:41 BRST 2015

Pessoal,

Estou tentando procurar um padrão que determine os intervalos para
tentativa de envio do SMTP, quando ocorre o atraso 4.x.x.

Ocorre que eu notei que MTAs configurados para enviar SPAM costumam ter
intervalos de tentativa pequenos enquanto que MTAs de mensagens válidas
costumam ter intervalos longos.

Meu objetivo é determinar quantas tentativas podem ocorrer, no máximo,
em um período de 24h, para MTAs configurados de fábrica.

Conhecendo este valor, eu conseguirei criar uma nova funcionalidade do
SPFBL onde ele consegue detectar abusos de tentativa, já que ele usa o
atraso para barrar alguns casos de reputação muito baixa porém sem ter a
certeza de ser SPAM.

Eu procurei documentos que pudessem apontar um padrão, a RFC2821 por
exemplo, mas não existe um consenso. Cada MTA coloca valores arbitrários.

Neste caso eu conseguirei solucionar o problema se os senhores me
disserem quais são os valores que aparecem nos seus MTAs. Com base
nestes relatos, eu consigo estabelecer uma média do que é padrão de
fábrica e por consequência determinar um valor máximo.

Obrigado pela atenção.

Abraços,

Leandro Carlos Rodrigues
TI All Chemistry do Brasil