[MASOCH-L] Máquinas clonadas/espelhadas com mesma licença Windows: Microsoft entende como pirataria?

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Wed Apr 1 18:38:02 BRT 2015

Olá,

Um de meus clientes recebeu um e-mail ameaçador vindo de @microsoft.com e
acompanhando de um telefonema alegando que receberam denúncia que a empresa
usa software da Microsoft pirata. Achei estranho pois sempre vi todas as
máquinas lá como Dell vindo com licença de WinXP (sim, o parque é antigo)
com licença OEM, já de fábrica.

Conversando com a equipe identifiquei algo que pode ser um problema: o
suporte deles usando CloneZilla, Norton Ghost ou similar fez uma imagem
basal de uma máquina com WinXP e os softwares que a empresa usa já
pré-instalado. Em caso de formatação de máquina, eles aplicavam essa imagem.

Peguei 3 máquinas aleatórias, fui na área de trabalho e vi as propriedades
de 'Meu Computador' e chazan, as 3 que peguei aquele serial da licença era
exatamente igual, inclusive com as letras OEM em meio aos demais dígitos. A
maioria das máquinas ainda têm de forma legível aquela etiqueta em papel
moeda (ou similar) com a licença Windows que veio de fábrica, mas a
quantidade de máquinas em que os funcionários arrancaram, molharam ou
mancharam a etiqueta é significativo.

A Microsoft está pedindo o preenchimento de uma planilha declarando todo o
parque de máquinas e as licenças de cada uma. Alguma sugestão de como
tratar esse assunto? Incluo na planilha o serial das etiquetas? Temo fazer
isso pois se eles utilizam do lado deles algum tipo de monitoramento (ex.:
rastreamento de Windows Update, não sei se isso existe) a informação não
bater e isso gerar mais dor de cabeça (visitas minhas a empresa, visitas da
MS a empresa, ressucitar notas fiscais de anos atrás das máquinas etc.).

Para um linuxer como eu, esse assunto foge da meu convívio e conhecimento.
Alguém que já tenha passado por essa experiência tem alguma sugestão para
dar ou relato para compartilhar?

Abraços,

Kurt Kraut