[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Sep 22 16:43:52 BRT 2014

On 22-09-2014 16:08, Eduardo Rigler wrote:
> Qual a temperatura ideal do Datacenter?
>
> - Por aqui há vários anos estamos mantendo entre 19~21c com umidade na casa
> dos 50-60%. Como não trabalhamos apenas com infra de rede e muitos dos
> equipamentos são mais antigos onde: temperatura menor = melhor optamos por
> ficar nessa faixa e nunca tivemos grandes problemas. Já inúmeros materiais
> falando que era plenamente seguro subir a temperatura para 25~27c sem
> prejudicar o funcionamento dos equipamentos com a grande vantagem de não
> forçar tanto os equipamentos de A/C e principalmente o custo relacionado a
> [...]
Tenho ouvido o mesmo, tendência mundial em cuidado com o meio ambiente é
trabalhar mais quente, em torno de 25C ou mais. Creio que a margem de
segurança e tolerância dos fabricantes sobre temperaturas de trabalho de
servidores e equipamentos é relativamente grande, então me parece que
tanto faz 18c ou 27c no que se refere a desempenho e durabilidade. Por
outro lado, já li argumentação até sobre eficiência elétrica dos
circuitos como justificativa pra esfriar o datacenter, mas então, como
vc citou, temos prejuízo com a eficiência do condicionamento do ar.

Acho que equipamentos mais antigos deviam ter um projeto menos
criterioso no resfriamento, sempre contando com salas geladas e portanto
demandando temperaturas mais baixas. Mas (assumindo servidores de
primeira linha) hoje os equipamentos devem ser melhor projetados e sem
problemas com temperaturas um pouco maiores.

Noves fora, além de relativo acho que é muito empírico também. Devemos
apenas respeitar a recomendação dos fabricantes, nivelando na
temperatura mais baixa.

Vale lembrar também que temperaturas mais baixas favorecem a
condensação....

--
*Marcio Merlone*
TI - Administrador de redes