[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Sep 22 13:48:25 BRT 2014

In line;

Em 22 de setembro de 2014 13:21, Márcio Merlone <marcio.merlone at a1.ind.br>
escreveu:

> Olá Douglas,
>
> Obrigado pela elaboração da resposta!

> Nem um nem outro. A ideia é dois cassetes posicionados no centro do que
> vai ser o corredor frio.

​Cuidado! Se(quase certo que vai) esse cassete condensar... Aonde vai cair
essa água?

P.S.: Dependendo da situação, é melhor construir uma sala longa em
comprida, e fazer apenas um par de corredores quente/frio. Aí podes até
considerar 3 ar-condicionado(se necessário).​

>      - Se vai pendurar no gerador, lembre de corrigir o fator de potência
>>
> Antes do gerador ainda vai ter nobreak atendendo toda a rede estabilizada.
> Ainda é relevante?

​Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa...
Certamente não vais colocar a contingência de exaustão pendurada em
no-break.
Se não não vai haver Gerador, desconsidere...​

​Complemento!
Considere comprar condensadoras com sistema Inverter.
Isso facilita a regulação de temperatura da sala, e evita picos de consumo
de energia quando compressor entra e sai.
MAAAAAS, olhe bem pois tem as marcas mais gambás em que o inversor é dos
mais xing-ling e isso coloca um monte de harmônica na tua rede...
Teu gerador, teru no-breaks, e as fontes chaveadas dos teus servers não
gostam de harmônicas.

>      - Exaustão de ar do lado quente.
>>
> Como dimensionar?

>      - Insuflação de ar do lado frio, com tomada de ar em local seco e
>>
> Considerando ar condicionado com cassete já não atenderia a
> insuflação/pressão positiva na sala? Até acho que não pois não conheço
> muito equipamentos de ar condicionado. Sei que o equipamento precisa
> recircular o ar, do cassete tanto sai ar frio quanto puxa o ar quente,
> mas....

​NÃO! Pois cassete central tem tomada de ar no centroe insuflação radial.

>  Extra?
>>
> Imagino que não se refira ao monitoramento ambiental da sala, pode
> elaborar? Projeto de fim de semana. ;)
>

>https://www.youtube.com/results?search_query=arduino+ar+condicionado​

> *Marcio Merlone*

Douglas Fernando Fischer