[MASOCH-L] Climatização para sala de servidor pequena

Márcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Sep 22 10:31:27 BRT 2014

Bom dia pessoal,

Estamos construindo uma nova sala de servidores ao redor de uma nova
sede que também está sendo construída :)
A sala terá apenas 20m2 podendo ser aumentada para até 40m2,
inicialmente com apenas um rack com uma dúzia de servidores pequenos
mais os racks de switches/cabeamento e espaço pra crescer até 5 racks de
servidores - implementando o conceito de (um) corredor quente/frio.

Um ar condicionado de precisão está descartado devido ao custo, então
terei que adotar uma abordagem mais econômica em relação à climatização.

Em princípio a tendência é utilizar um ar par de equipamentos comuns de
conforto tipo split/cassete para ter redundância e um umidificador
portátil para controlar a eletricidade estática e mais o respectivo
monitoramento. Também estou considerando algum tipo de remoção do calor
para aumentar a eficiência e reduzir consumo, mas acho que estou
exagerando, pelo menos inicialmente.

O que vocês têm a adicionar/corrigir/melhorar neste arranjo? Também
preciso de recomendações e marca/modelo de umidificador de ar,
pesquisando no Google traz quase nenhum resultado relevante.

Por favor elocubrem.

--
*Marcio Merlone*