[MASOCH-L] imposto pra contrata????o de datacenter no exterior

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Wed Oct 29 08:45:50 BRST 2014

Em 29/10/2014 08:31, Rubens Kuhl escreveu:

> Em tese pode, mas isso gera uma série de custos que eu não imaginaria que
> os preços da região São Paulo.

> Nunca ouvi falar, mas outras empresas já fizeram isso no Brasil por
> propósito semelhantes, por exemplo a DX:
> http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/08/dealextreme-abre-deposito-no-brasil-para-agilizar-entregas.shtml

Vai ver então que a estratégia do governo seja nacionalizar os
datacenters e não recolher mais imposto. Recolher mais importo é um bônus.

> Mas a não ser que a ReturnPath sem detentora dos recursos de computação,
> ela vai precisar pagar imposto pelo que contratar da Amazon Inc. E se isso
> for feito por valor abaixo do real, como era meio que o caso de produtos da
> Cisco via distribuidora Mude, é sonegação.

Verdade. Não sei ao certo como eles repassam esses valores para a matriz
nos EUA, mas quando eles abriram a empresa aqui no Brasil, ligou um
representante deles e explicou como seria a transição de faturamento.
Nesta mesma conversa, ele até acenou com a possibilidade deles
absorverem parte de grandes variações cambiais, caso exista alguma crise
(como esta na qual está na eminência de acontecer). Uma atitude
semelhante da Amazon, ou de outras empresas de datacenter, poderia ser
vista como uma estratégia pois dá a garantia ao empresário brasileiro
que os custos deles não irão variar demais. Mesmo pagando mais impostos,
é uma vantagem ter estabilidade cambial, mesmo que artificial.