[MASOCH-L] Storage - iSCSI MultiPath - Precisa ser Sub-Redes distintas?

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Fri Oct 17 23:17:48 BRT 2014

Senhores,
acompanhei de fora um deploy de um storage iSCSI com VMware, e surgiu um
impasse à cerca da necessidade ou não de Sub-Redes distintas para cada
interface de rede do iSCSI.

O vendor do iSCSI eu não vou revelar,
mas tem duas controladoras com 2 interface 1Gb em cada controladora,
totalizando 4 Interfaces 1Gb.

Eu sempre usei todas as interfaces de storages(EMC/IBM/SUN) na mesma
sub-rede,
apenas com a ressalva de atribuir IPs distintos à cada interface.
Assim os Algoritimos de MultiPath, e até mesmo de LinkAggregation que
houvessem no caminho iria se balancear pelo hash de SRC/DST e tudo ficava
perfeitamente operacional...

O PROBLEMA
----------
Segue uma tradução tosca do que diz o guia de instalação do Storage:

- Endereço IP. Para IPv4 ou IPv6, o endereço IP da porta. Para portas
correspondente em cada controlador, ATRIBUA UMA PORTA A PARA UMA SUB-REDE E
OUTRA PORTA PARA UMA SEGUNDA SUB-REDE. Certifique-se de que cada porta do
host iSCSI no sistema de armazenamento é atribuído um endereço IP
diferente. Por exemplo, em um sistema usando o IPv4:
    • Controladora A porta 1: 10.10.10.100
    • Controladora A porta 2: 10.11.10.120
    • Controladora B porta 1: 10.10.10.110
    • Controladora B porta 2: 10.11.10.130
- Máscara de rede. Para IPv4, a máscara de sub-rede para o endereço IP
atribuído porta. O padrão é 255.255.255.0.

O desacordo está justamente na parte que está em caixa alta.
Nunca utilizei sub-redes distintas para interfaces de rede p/ iSCSI em
MultiPath.
Não consigo entender qual o fundamento técnico desse "requisito"...

Isso faz algum sentido?
E se fosse IPv6? Eu teria que alocar um /64 para cada conjunto de
interfaces?

P.S.: Para mim isso tá mais para:
"Uma vez eu fiz assim e funcionou, agora eu sempre faço assim..."

--
Douglas Fernando Fischer
Engº de Controle e Automação