[MASOCH-L] SpamAssassin Score (MailScanner)

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Oct 16 09:34:13 BRT 2014

On Thu, 16 Oct 2014, Roberto Lima wrote:

> Em um servidor atualmente utilizo o MailScanner para obter controle do
> fluxo de emails que meus clientes enviam e recebem diariamente e pela
> configuração atual, que somam DCC, Pyzor, Bayes, SPF e DKIM: de 15 mil
> emails enviados e recebidos diariamente cerca de 60% é barrado por ser
> considerado high spam (score >= 5) e 3% considerado spam (score => 3).
> Tenho notado que emails com score 2.0 a 2.9 são muitas vezes considerado
> spams por meus clientes, tendo inclusive bastante reclamação de recebimento
> de spam, mas considero 2 um valor muito baixo para ser considerado spam.
> [...]

o problema de todos os filtros de conteúdo é a zona cinza entre ham e
spam. hoje em dia muito email válido tem cara de spam. então, se o bicho é
gordo, tem uns orelhões, dentões, tromba, a gente acredita ser elefante,
né?

teu problema é na verdade de gerenciamento de risco, o risco de deixar
passar spam contra o risco de bloquear indevidamente ham. quanto mais
baixo o limiar, mais eficiente o bloqueio de spam, mas ao mesmo tempo
maior o risco de bloquear ham. eu considero que o bloqueio indevido,
especialmente se feito sem avisar remetente ou destinatário, uma possível
causa de prejuízo muito maior do que deixar passar algum spam.

-- Danton.