[MASOCH-L] SpamAssassin Score (MailScanner)

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Thu Oct 16 08:35:22 BRT 2014

Complementando o que o Leandro falou, existem casos e casos. Especialmente
em empresas grandes, há aqueles diretores que não suportam receber sequer
uma única mensagem de spam mas comem seu rabo se um email importante  for
filtrado.
Nessas horas pode-se sugerir alguma solução de quarentena automática com
relatórios (n vezes ao dia, ou diários) para que ele mesmo veja os
remetentes e assuntos e libere as mensagens que ele queira. Isso poderia
ser aplicado para a empresa inteira ou só pros usuários mais chatos...

Num score de 0 a 5 (há outras soluções de 0 a 10) eu costumava fazer o
seguinte quando configurando o IceWarp (não  mailscanner nem spamassassin):
0-2 Ham
2-3 Quarentena
3-5 Spam
5+ Reject

Para os casos mais malas era 0-3 Quarentena logo, nunca considerando nada
legítimo a menos q o remetente estivesse já na whitelist.
De 3-5 Spam depende do que será feito com a mensagem depois: se vai pra
Inbox com assunto taggeado ou vai pro folder separado de Spam (se tiver
quarentena ou for caixa POP3 vai ser dificil do usuário  ler).
Aí a cada N horas (clientes de 6 em 6h, outros de 12 em 12, outros de manhã
cedo e depois do almoço, outros 1x ao dia) recebiam um email com o
relatorio da quarentena e liberavam ou não, ou rejeitavam ou marcavam como
blacklist as mensagens.
Lembrando ainda que a quarentena deve respeitar o fato de que as pessoas
saem de férias e/ou leem emails em ritmos diferentes, logo, 30-40 dias de
permanência  antes de descartar o que está  na quarentena seria algo mais
decente a se fazer.

Tudo depende das politicas da empresa e das preferências dos gestores, em
geral sempre destoantes e esquisitas de caso a caso e mesmo desprovidas de
qualquer lógica. É sentar e conversar, não dá pra implementar regra única,
sempre vai dar problema.