[MASOCH-L] Reverso gmail ipv6

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Wed Oct 8 11:08:01 BRT 2014

Em 08/10/2014 10:24, Danton Nunes escreveu:

> não. me explique exatamente o que você ganha com o reverso. reverso é
> mais útil para o adminstrador da própira rede do que para terceiros.
>
> se você quer associar domínio de rementente no envelope da mensagem a
> endereço IP, o SPF foi inventado exatamente para isso.

Danton. Uma vez você sugeriu aqui nesta lista usar o conceito de SPF
permissivo e barrar estes casos. Aquele que passa pelo critério:

    spfquery -ip=ff02::2 -sender=$sender_address -helo=$sender_helo_name

Isso ai ajuda muito também para não cair na armadilha do mal
administrador (na qual estamos falando), que além de não configurar o
reverso, configura porcamente o SPF.

Não acredito muito nesta coisa de "solução final" quando se trata de
combate ao spam, inclusive para o SPF. Mas usar várias  pequenas
técnicas diferentes em conjunto, da forma adequeda, você consegue um
ótimo resultado sem prejudicar o usuário.