[MASOCH-L] NAS

Douglas Fischer fischerdouglas at gmail.com
Mon Mar 24 08:20:58 BRT 2014

Once again... ZFS Rulez!

- Compression nativa do ZFS!
- Deduplication nativa do ZFS!
  - E é a nível de bloco, nada de hash de arquivo ou pior ainda,
nome+timestamp...
  - Cuidado, pois consome bastante recurso de hardware, mas para certos
ambientes(Ex.: Backup) é impressionante.
- Replicação Nativa do ZFS!
  -  É feita na engine do volume manager. Ou seja, não depende de algo "por
cima" como o RSync ou double-take.

Sobre o FreeNas, a única coisa que ele ainda tá devendo em relação ao
nas4free é o HAST.
Mas é só sobre a parte de continuidade, pois a replicação já é assegurada
pelo ZFS.

E sobre o linux para NAS:
Existem diversos vendors de NAS entry-level no mercado, e não me lembro de
um que use Linux como S.O. base.

E sobre a compra de uma caixa renomada, concordo contigo em gênero número e
grau!
Porém tens que lembrar que além da compra, a expansão de uma caixa dessas
também não é barata.
Além do fato que cada feature delas é cobrada à parte.
- Quer replicação? É tanto!
- Quer dedup? É tanto!
- Quer HA? Além das duas caixas é um tantão!

O que vejo alguns amigos fazendo é a compra de JBODs SASs de marcas
renomadas, ligando-os a servers com base BSD para uso como NAS/Fileserver.
Vamos combinar que fica bem horrível 2 ou 3 controladoras SATA/SAS aquela
montoeita de cabos SATA num gabinete não adequado...