[MASOCH-L] cabeçalhos de listas em spam.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Jul 25 10:37:33 BRT 2014

On Fri, 25 Jul 2014, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Caramba, entendi. Acho que neste caso, estamos falando de coisas diferentes.
> Nosso caso se refere a uma lista de e-mail marketing mesmo. Como estes
> cabeçalhos se referem, na verdade a listas de discussão, então porque o
> Hotmail e Yahoo fazem estas exigências como se fosse lista de e-mail
> marketing? Pelo que entendi da regra, eles só precisam do cabeçalho
> List-Unsubscribe para trabalhar com enviadores de e-mail marketing.

como para mim e-mail marketing e spam são sinônimos...

> Agora tudo faz sentido. Achei que o Hotmail escolheu este cabeçalho
> List-Unsubscribe, sem nenhuma referência, para implementar o mecanismo para o
> usuário sair da lista de e-mail marketing no próprio webmail deles.

exato, é a política de opt-out. só que não concordo com opt-out sem
opt-in.

> Entendi. Neste caso vou te passar um caso de falso positivo que você pode ter
> futuramente: empresas que tenham certificação na ReturnPath (Hotmail e
> Yahoo), como é o nosso caso. Não sei se eles entendem corretamente do
> propósito destes cabeçalhos, nem se conhecem a RFC-2369. O que sei é que eles
> exigem dos enviadores de e-mail marketing apenas o cabeçalho
> List-Unsubscribe. É justamente isto que fazemos.

como disse, para mim e-mail marketing é o mesmo que spam, então não será
falso positivo. só aceito mensagens de listas que eu, voluntaria e
conscientemente, assinei. se uma delas não tem List-ID, eu posso colocar
no peneirador (sieve) uma regra específica para ela antes do bloqueio.

-- Danton.