[MASOCH-L] cabeçalhos de listas em spam.

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Fri Jul 25 08:27:21 BRT 2014


Em 24/07/2014 09:43, Danton Nunes escreveu:
> On Thu, 24 Jul 2014, Leandro Carlos Rodrigues wrote:
>
>> Nós utilizamos o cabeçalho List-Unsubscribe mas não utilizamos o 
>> List-ID/List-Post. O uso deste cabeçalho, List-Unsubscribe, foi uma 
>> exigência do sistema de Feedback Loop do Hotmail. Nunca mencionaram o 
>> cabeçalho List-ID ou algo parecido na exigência.
>
> List-ID é um identificador ad-hoc da lista.
> List-Post contém instruções de como postar na lista.
> List-Unsubscribe contém instruções de como sair da lista.
> Há mais cabeçalhos assim, definidos na RFC-2369.
>
> Para mim não faz sentido uma lista ter instruções de como sair se não 
> tem qualquer identificação, ou onde eu possa participar da discussão. 
> Se a lista é unidirecional, isto é, assinantes não podem postar, a 
> RFC-2369 recomenda que o List-Post tenha o valor NO.

Caramba, entendi. Acho que neste caso, estamos falando de coisas 
diferentes. Nosso caso se refere a uma lista de e-mail marketing mesmo. 
Como estes cabeçalhos se referem, na verdade a listas de discussão, 
então porque o Hotmail e Yahoo fazem estas exigências como se fosse 
lista de e-mail marketing? Pelo que entendi da regra, eles só precisam 
do cabeçalho List-Unsubscribe para trabalhar com enviadores de e-mail 
marketing.

>
>> Poderia me explicar o propósito deste cabeçalho List-ID/List-Post ? 
>> Poderia explicar também a lógica de classificar as mensagens desta 
>> forma que explicou?
>
> veja a RFC-2369.

Agora tudo faz sentido. Achei que o Hotmail escolheu este cabeçalho 
List-Unsubscribe, sem nenhuma referência, para implementar o mecanismo 
para o usuário sair da lista de e-mail marketing no próprio webmail deles.

>
> A lógica é a seguinte: spammers costumam colocar um List-Unsubscribe 
> para parecer que a mensagem vem de uma lista com 'opt-out', mas não 
> colocam qualquer outra informação da lista. Com base nisso programei a 
> peneira que mencionei na mensagem anterior e segreguei em uma caixa 
> postal separada da entrada as mensagens que tivessem List-Unsubscribe 
> e não tivessem outros cabeçalhos que normalmente estão presentes em 
> listas de verdade, aquelas em que a gente entra voluntariamente 
> (opt-in), e não "é entrado". Nenhuma das milhares de mensagens 
> capturadas por essa peneira era legítima, tudo spam, e que tinham 
> passado incólumes por outros mata-burros como o spamassassin.

Entendi. Neste caso vou te passar um caso de falso positivo que você 
pode ter futuramente: empresas que tenham certificação na ReturnPath 
(Hotmail e Yahoo), como é o nosso caso. Não sei se eles entendem 
corretamente do propósito destes cabeçalhos, nem se conhecem a RFC-2369. 
O que sei é que eles exigem dos enviadores de e-mail marketing apenas o 
cabeçalho List-Unsubscribe. É justamente isto que fazemos.

>
> -- Danton
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