[MASOCH-L] cabeçalhos de listas em spam.

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Jul 23 18:57:59 BRT 2014

Caros,

Tenho notado que muitas mensagens de spam contém um cabeçalho List-Unsubscribe,
talvez como forma de dizer que possuem um método de opt-out, mas não contém o
correspondente List-ID ou List-Post.

Passei a usar a seguinte regrinha do sieve para colocar mensagens assim numa
pasta de mensagens suspeitas:

if allof (
 	header :contains "List-Unsubscribe" "",
 	not anyof (
 		header :contains "List-Id" "",
 		header :contains "List-Post" "" )
 	) { fileinto "Suspicious"; }

e até agora não apareceu nenhum falso positivo.

Minha questão é se uma lista legítima precisa colocar o cabeçalho List-Id (ou
List-Post), e, nesse caso, porque os spammers simplesmente não falsificam um?

List-Id não faz parte da RFC-2369, mas parece ser um padrão de fato. Também
essa RFC não estabelece itens obrigatórios, então fico na dúvida se esse meu
procedimento de peneiramento não poderia acabar bloqueando listas que eu venha
a assinar e que sejam comformantes com a RFC-2369.

Seria interessante ter um teste assim no spamassassin (ou similar), dando uma
nota para mensagens que apresentem List-Unsubscribe, mas nenhum outro cabeçalho
relativo a listas. Alguém já viu algo assim?

-- Danton.