[MASOCH-L] Problema com email para hotmail

Roberto Lima smuxbr at gmail.com
Sat Aug 16 10:56:17 -03 2014

Não apenas o dkim resolve essa questão. SPF e a reputação do ip também são
de cunho importantes.
Mas para quem sofre de problemas com a Microsoft, é de extrema importância
que você se cadastre no serviço SNDS [1] deles para acompanhar o fluxo de
envio de emails a partir de seus IPs. Eles são bastante rígidos em termos
de proteção dos seus usuários, principalmente a Microsoft por usar a
ReturnPath e o Yahoo por utilizar cloudmark e outros.
Parte do ridículo sermos obrigados a monitorar cada email que nossos
clientes enviam, mas para termos certeza absoluta de que apenas um não
prejudicará todos o restante, principalmente se tratando de shared hosting
é preciso que tomemos algumas medidas para acabarmos sendo prejudicados por
completo.
Recentemente tive de direcionar uma revenda para um ip dedicado dentro da
mesma maquina somente para que as revendas restantes não fossem
prejudicadas pelo volume de spam que apenas um cliente desta referida
revenda parasse de prejudicar tantos outros clientes como também meus
outros clientes de revenda. Agora, a titulo de curiosidade, ao visualizar o
postmaster snds da microsoft, o volume de envios (spam) para
hotmail/msn/outlook/live estouram 1400 por hora e não prejudica mais a
reputação dos outros ips no servidor.
Se o seu cenário for o mesmo, recomendo esta medida.

[1] http://postmaster.live.com/snds

Abs.