[MASOCH-L] PTT.br

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Apr 27 19:11:10 BRT 2014

> Boa tarde pessoal,
>
> Alguem sabe me dizer o que é um PIX em um PTT?

PTT - Ponto de Troca de Tráfego. É um local ou malha em que sistemas
autônomos presentes naquele local ou região podem trocar tráfego entre si,
permitindo conexão mais direta e menos onerosa, e que também são mercados
onde se pode comprar outros serviços dos participantes tal como trânsito
Internet, storage IP, transporte de longa distância etc.

PIX - No PTT.br, que é o projeto que reúne a grande maioria dos PTTs do
Brasil, PIX é o nome do local onde se pode interconectar a cada PTT de cada
cidade onde ele está presente.

O que é necessário para se
> tornar um?

Submeter um termo de interesse para o PTT.br que avaliará a infra-estrutura
disponível (energia, segurança etc.) e as rotas de fibra que você propõe
para chegar ao PIX central, ou aos PIX centrais, na localidade em que você
quer propor.

> O provedor que tem bastante trafego (mais de 300mbps) pode se
> tornar um?

PIX não tem nada a haver com tráfego. Depende do seu modelo de negócios na
parte de venda de capacidade (não de Internet) e na parte de venda de
serviços de datacenter.

> Os equipamentos são custeados pelo provedor?

Os equipamentos do PTT.br são custeados pelo NIC.br. O PIX custeia as
fibras, tanto a instalação quanto sua manutenção, a energia para alimentar
os equipamentos e os serviços de "remote hands" caso o suporte do PTT.br
solicite alguma ação.

Como você citou tráfego, será que primeiro você não deveria considerar
ingressar como membro do PTT.br se conectando a um PIX já existente ?
Talvez seja mais o seu perfil do que o de prover conectividade e/ou espaço
de datacenter.

Rubens