[MASOCH-L] Access point

Alexandre Pires Avilla [Dominioz Telecom] ale.avilla at dominioz.com.br
Sun Apr 27 13:51:28 BRT 2014

Amigos

Vou compartilhar minhas experiências com unifi:

1. Caso
Um Shopping Center, com 12 unifi, 6 em cada andar, temos em média, nos
horários de maior movimento, 1650 usuários conectados ao mesmo tempo, e é
claro que dentro de um Shopping o tipo de acesso é voltado 99,9% para
lazer, digo, Facebook e cia. Pois este hotspot é para visitantes do local.

2. Caso
Faculdade, com 4 unifi atendendo no horário das aulas uma média de 1150
usuários simultaneamente, no caso da faculdade notamos que tem hora que ele
realmente engasga, mas também com esta quantidade absurda de clientes em
poucos APs e meio que normal. E o tráfego da faculdade é somente 15% de
lazer, de vez em quando um mané larga o torrent aberto, e já vi só um
usuário torrando 24 mbps com torrent e os outros 1149 navegando
normalmente.
Esta quantidade de APs na faculdade é por simples e pura falta de vergonha
na cara do proprietário da faculdade. Não querem ampliar pois "ficaria
caro".

3. Caso
Minha empresa possui 15 funcionários, todas as máquinas são wireless,
todas conectando via wireless, ping absurdamente baixo e tráfego
absurdamente alto em comparação com qualquer outro ap

4. Caso
Temos um pop em um prédio de 19 andares, 4 apartamentos por andar. Temos um
unifi em cada andar ímpar, 19, 17,15... 7,5,3,1
Todos os apartamentos tem internet em todos os cômodos,  mas a média de
user online nunca passou de 50. Tem muitos moradores que já são de idade.

Minha opinião é:
Quando tem tráfego alto/quantidade online o unifi não se comporta muito bem
não.

Agora se é pra pendurar muita gente, mas com um trafego menor ele vai muito
bem.

Unifi-AP-LR: Long range vais mais longe mas perde em performance

Atenciosamente,

Alexandre Pires Avila
Network Engineer
Tecnologia e Conectividade