[MASOCH-L] Servidor de Arquivos - Intra e extranet

Rafael Possamai rafael at gav.ufsc.br
Mon Apr 7 13:22:01 BRT 2014

Acho que todas as sugestoes dadas aqui sao validas, e nao vou sugerir a
mesma coisa pra evitar repetir, mas um comentario mais especifico ao
Rodrigo: evite utilizar o seu IP publico nas maquinas que rodam servicos
delicados como storage/samba para sua rede interna. Ainda mais em faculdade
onde geralmente se tem link sobrando (eu por exemplo tenho acesso a 1gbps,
mesmo nao precisando disso tudo para rodar meia duzia de sites) e muita
gente fica de olho em servidor com vulnerabilidade pra utilizar essa banda
em ataques DoS etc. Qualquer vulnerabilidade no seu setup poderia abrir a
sua rede interna para um ataque ou infiltracao.

Outra coisa tambem eh evitar com que documentos importantes (teses de
mestrado e doutorado que nao foram divulgadas) vazem para fora da faculdade
sem ninguem ficar sabendo, o que poderia acarretar em perdas astronomicas
caso alguma patente seja quebrada.

O jeito que eu faco (vide endereco de email com nome de universidade) eh
pedir para o pessoal de redes da faculdade (se for federal, fale com algum
bosista do PoP da RNP) bloquear no seu IP portas de entrada que voce nao
precisa (email, IRC e etc por exemplo). Depois voce pode colocar todos os
seus servicos atras de NAT, lhe dando a oportunidade tambem de filtrar
todos os pacotes que entram e saem da sua rede.

Um jeito simples de fazer isso eh pegar qualquer maquina velha em algum
laboratorio ai (sempre pedindo antes, se nao um dia ela some do lab e voce
nao sabe por que hahaa), por 2 placas de rede nela, e usar o IP fixo numa
das placas, e na outra escolher um IP nao registrado, estilo 192.168.0.1.

Depois disso voce monta um firewall e configura NAT, para que as maquinas
de dentro da rede possam se comunicar com a internet.

Eu dei uma lida rapida nesta thread, entao caso voce ja esteja fazendo
isso, nem de bola para o email. Caso contrario, fica aqui a dica. E se voce
caro colega precisar de ajuda, faco questao de me disponibilizar como
voluntario para que seu projeto na faculdade seja um sucesso e que todos
utilizem um sistema seguro e confiavel.

Abraco,
Rafael