[MASOCH-L] Bloquear SPAM por IP

Rafael Henrique Faria rafaelhfaria at cenadigital.com.br
Wed Oct 16 16:41:19 BRT 2013

Boa tarde Roberto.

Eu tive bastante problemas também com essa questão, inclusive e-mails
marketing não solicitados, chegam aos monte.
A única forma que eu encontrei de solucionar este problema foi criando
a minha própria DNSBL.
Se você tem um servidor de DNS, basta configurar os IPs que deseja
bloquear nele, em por exemplo, um subdomínio do seu domínio
(dnsbl.dominio.com.br), e colocar o seu domínio como um servidor de
DNSBL (dnsbl.dominio.com.br). Funciona perfeitamente, e é você quem
coloca os IPs em bloqueio, ou retira, então o controle é muito mais
preciso. E o melhor, você não precisa reiniciar o MTA, basta reiniciar
o servidor de DNS para recarregar a nova lista, e pronto o IP está
bloqueado.

Rafael Henrique da Silva Faria