[MASOCH-L] Gateway Anti-Spam (open/free)

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu May 9 15:44:25 BRT 2013

On Thu, 9 May 2013, Andre guimarães wrote:

> Tambem nao uso muitas DNSBL por aqui. A maior parte dos bloqueios sao por
> HELO que nao resolve, falta de ip reverso e SPF.

existe uma certa controvérsia em torno do ip reverso. não há sequer uma
RFC ou BCP recomendando a rejeição de remetentes sem reverso consistente,
mas virou prática geral. o que a existência do reverso consistente, isto
é, IP -> nome(s) -> IP(s) que contenha o IP original prova? no meu
entender, absolutamente nada.

-- Danton.