[MASOCH-L] Alguem conhece uma brasileira?

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Thu Feb 28 11:38:04 BRT 2013

On Thu, 28 Feb 2013, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Ótima saída. Deste jeito conseguimos escalabilidade do serviço. Se um
> provedor desejar estar na  RBL deve ceder uma parcela de seu processamento.

eu colocaria assim: se um provedor deseja ter o direito de inscrever itens
na lista, deve participar da infraestrutura, com algum tipo de recurso
(máquina, banda, escravos, ou grana, que paga os outros três).

> Em relação às regras, talvez seja interessante levar em consideração se o
> email foi enviado com SPF ou DKIM válido.

SPF talvez, embora ele esteja meio desmoralizado graças a uns
engraçadinhos que registram +all. DKIM não, porque sua verificação implica
em receber a mensagem e a idéia de listas de bloqueio é rejeitar o envio
ANTES de receber o corpo da mensagem, ainda na fase de negociação do SMTP.

mas o modo de usar da lista deve ser decidido pelo usuário. se vai ser só
marca de 'possível spam, eu bem que avisei' ou abortar o SMTP, não é
assunto do administrador da lista (exceto que ele tem que por um baita
disclaimer a respeito).

ok, mas eu ainda não vejo esta iniciativa com clareza. por que se associar
a esta nova lista em vez de se associar à spamhaus. não me agrada muito a
idéia de reinventar a roda. se a spamhaus tem poucos registros de spammers
brasileiros é porque tem poucos sócios brasileiros interessados em listar
seus spammers.

por último, temos no brasil vários datacentres (alguém ouviu LocaWeb?
tenho que parar de pensar alto...) em que convivem spammers e usuários
válidos. colocá-los em listas de bloqueio é contraproducente, porque
muitos dos seus contatos b2b vão pro buraco junto.