[MASOCH-L] RES: Calculo de banda usando arquivos de logs

Cleber @ Inetweb cleber-listas at inetweb.com.br
Thu Aug 22 14:51:08 BRT 2013

Caio,
Voce pode considerar o valor como PICO.

-----Mensagem original-----
De: masoch-l-bounces at eng.registro.br [mailto:masoch-l-bounces at eng.registro.br] Em nome de Caio Zanolla
Para: Mail Aid and Succor, On-line Comfort and Help
Assunto: [MASOCH-L] Calculo de banda usando arquivos de logs

Partindo da suposição de que eu só tenha os logs do webserver eu poderia propor a seguinte abordagem para estimar a largura de banda necessária para servir este conteudo?

Os logs tem datahora do request assim como total de bytes transferidos, respectivamente as opcoes:

%B     Size of response in bytes, excluding HTTP headers
%t     Time the request was received

Transformando os horários para timestamp e gerando uma lista da seguinte forma, onde a 1a coluna é o timestamp e a segunda os bytes transferidos

1376881193 147853
1376881193 164960
1376881194 311109
1376881195 123140
1376881195 512384
1376881196 385583
1376881197 304439

Somando se os bytes dos request que ocorreram no mesmo segundo gerando uma nova lista

1376881193 312813
1376881194 311109
1376881195 635524
1376881196 385583
1376881197 304439

Posso afirmar que a banda necessária no segundo 1376881193 é de (312813*8) ou aprox 2.5Mbits/s ?

Lembrando que no log não há indício de quanto tempo o conteudo demorou para ser entregue, apenas que ele foi entregue, a hora em que foi entregue e o tamanho do payload.

Ou seria mais interessante calcular o total de bytes transferidos por dia e distribui-los pela frequencia de requests?

Existe alguma outra forma de estimar essa banda atraves desses logs?

Atenciosamente,
Caio