[MASOCH-L] Fwd: Backup de Maildir

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Mon Oct 29 11:22:46 BRST 2012

Alex,

Eu uso essa "solução" em diversos clientes e ela tem esses limites
mesmo, a performance do backup é complicada.

Uma forma de melhorar, o rsync normalmente roda sobre SSH, se tua
conexão for local ou já estiver sobre uma rede segura, faz o rsync sobre
NFS ou coloca o rsync em modo server.

Outra otimização, em uma máquina multi-processada, divide a carga dos
rsync, roda mais de um por vez, separando, por exemplo, com 4 núcleos, o
primeiro de a a-f, o segundo de g-r, o terceiro de s-z.

Teu problema vai ser a restauração, nem tanto pelo volume de dados, mas
pela quantidade de arquivos que tem que ser criado, demora *muito*.

A solução que tenho apresentado, quando o cliente tem ambiente virtual,
é usar o backup do ambiente virtual, como o Veeam, ele copia blocos e
acaba sendo bem mais rápido.

Fernando Ulisses dos Santos