[MASOCH-L] Servidor de e-mail

Otavio Augusto otavioti at gmail.com
Fri Oct 26 10:00:49 BRST 2012

Em 26 de outubro de 2012 08:13, Fábio Catunda
<fcatunda at lightcomm.com.br> escreveu:
> [...]
>
> apolicy - Permite criar ACLs para e-mails, uma coisa meio maluca, mas pode
> ser que você ache bem interessante.
>
> postfix-policyd - Permite criar limites muito bem estipulados de envio,
> recebimento e mais algumas coisas. Meio "chatinho" de configurar, mas para
> provedores de hospedagem e afins facilita MUITO a detecção de sites spammers
> e afins, vale  dar uma olhada.
>
> maildrop - esse é meu "queridinho". Um MDA que permite fazer qualquer coisa
> com um e-mail, mas vale lembrar que nesse ponto o e-mail já foi recebido.
> Veja uma regra simples que me ajuda muito:

Cara tanto com postfix como com qmail eu uso o dovecot para servidor
pop e imap, e no lugar do maildrop uso o sieve que vem tb com o
dovecot.
O dovecot é muito rápido e o sieve se integra a qq aplicação.
O sieve é muito poderoso e mais simples ( na minha opinião ) que o maildrop.

> [...]
>         xfilter '/var/www/suporte.meudominio.com.br/bin/rt-mailgate --queue
> general --action correspond --url http://suporte.meudominio.com.br
>         to /dev/null
> }
>
> Isso faz com que a mensagem seja processada pelo rt-mailgate que faz com que
> um chamado seja aberto no RequestTracker.
>
> O xfilter chama um software externo e passa o e-mail pra esse software,
> então você pode usar ele pra processar a mensagem com um antispam e depois
> avaliar os headers para entregar a mensagem na pasta .Spam.
>
> Enfim, o maildrop é ultra flexível, gosto dele.

Otavio Augusto