[MASOCH-L] Porta bloqueada 25

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Sat Nov 10 12:50:16 BRST 2012

Alo Danton,

On Fri, Nov 09, 2012 at 06:53:40PM -0200, Danton Nunes wrote:

> de fato já o estão fazendo. uma boa parte das conexões pop e imap é
> 'password harvesting'.

Harvesting (que eu prefiro chamar de "brute forcing") via POP e IMAP
(e ate' mesmo via SMTP AUTH e tambem diretamente no FORM de login das
interfaces de webmail mais populares) e' algo que eu ja' tenho visto a
alguns anos, bem como tentativas de phishing do tipo "reconfirme a sua
senha de webmail". Mas o yield dessas tecnicas (em termos de credenciais
efetivamente furtadas pelo atacante) e' bem baixo.

O que eu me refiro (e que ainda nao vi acontecer, pelo menos nao de
forma conclusiva) e' o furto das credenciais de email *diretamente*
da maquina do usuario, por exemplo usando um keylogger instalado via
malware.  Nota-se que a "tecnologia" para isso ja' existe ha' muito
tempo, sendo normalmente usada para furtar credenciais mais valiosas
(home banking, etc). Nao acho que a malandragem va' demorar muito
para adapta-las e passar a furtar tambem senhas de email.

> eu tenho usado o fail2ban para negar acesso a quem
> erra a senha ou nome por mais de x vezes.

E' o que manda a boa tecnica, entretanto eu acredito que este tipo
de "brute forcing" va' se tornar cada vez menos frequente no futuro
(entre outras coisas por conta do fail2ban e similares -- vide
"corrida armamentista").

> O lado bom é que é
> mais fácil de detectar e cancelar ou mudar a senha abusada.

O verdadeiro problema (na minha opiniao) e' que falta "vontade politica"
dos provedores para tomar qualquer tipo de atitude para "sanitizar"
usuarios contaminados: apesar de serem relativamente faceis de detectar
(e' so' medir a quantidade de conexoes saintes para porta 25 por unidade
de tempo de cada usuario conectado no agregador), nunca vi nenhum provedor
tomar qualquer tipo de atitude a respeito, nem mesmo desviar o usuario
para um portal cativo e la' informa-lo de que a sua maquina esta' invadida
e oferecer links para descontaminacao, o que e' bastante facil com a maioria
dos agregadores que andam por ai ja' ha' varios anos.

E' claro que controlar este tipo de coisa em um servidor SMTP autenticado
e' ainda mais facil. Mas, se a falta de vontade dos provedores de tomar
qualquer atitude for a mesma, temo que todo este trabalho para banir
a porta 25 como MSA va' resultar somente na mudanca de tecnica de envio
por parte dos spammers, e nao em qualquer reducao significativa do volume
de SPAM que temos de tratar.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)