[MASOCH-L] Porta bloqueada 25

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Nov 9 18:53:40 BRST 2012

On Fri, 9 Nov 2012, Durval Menezes wrote:

> No caso, nao e' dificil prever o que acontecera' quando a proibicao
> de saida na porta 25 comecar a ter um impacto grande o suficiente para
> ser notada pelos "fabricantes" de spambots: eles naturalmente passarao
> a furtar as credenciais de acesso SMTP do usuario da maquina e usa-las
> para continuar enviando os SPAMs...

de fato já o estão fazendo. uma boa parte das conexões pop e imap é
'password harvesting'. eu tenho usado o fail2ban para negar acesso a quem
erra a senha ou nome por mais de x vezes.

já vi vários casos de spam enviados dessa forma, graças a senhas fracas.
É necessário tomar cuidado com isso e gerenciar melhor as senhas de email,
pois agora uma conta abusada faz considerável estrago. O lado bom é que é
mais fácil de detectar e cancelar ou mudar a senha abusada.

-- Danton