[MASOCH-L] Referência provedor de serviço de e-mails

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Nov 7 09:28:54 BRST 2012

On Tue, 6 Nov 2012, Leonardo Conrado wrote:

> Aqui na empresa onde trabalho estamos migrando o nosso serviço de e-mail,
> que hoje fica em nossa própria infraestrutura utilizamos o Qmail, porém,
> precisamos oferecer  mais tecnologia a este serviço como: IMAP, backup das
> caixas, maior armazenamento, compartilhamento  de agenda e contatos, webmail
> etc e então decidimos terceirizar este serviço, porém, gostaríamos de
> referencias de alguém da área (TI) que tenha o seu serviço de e-mail em um
> datacenter externo (em um provedor especifico). Alguém conhece algum
> [...]

sugiro o bincimapd para prover o serviço de Imap. é ligeirinho e lida bem
com as Maildirs do qmail.

backup só é complicado das mensagens na fila, por conta da infeliz decisão
de projeto do DJB em nomear os arquivos com o número do inode. Na verdade
o backup nem é tão problemático, qualquer tar ou rsync o faz, o problema
todo é a restauração em que os arquivos restaurados tem que ser
renomeados. os Maildirs podem ser copiados como arquivos e diretórios
comuns.

Acho que não seria má idéia considerar um 'aggiornamento' para o postfix.

quantas caixas postais tem esse sistema atualmente?

-- Danton.