[MASOCH-L] Equipamentos soho

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Thu Mar 29 23:30:43 BRT 2012

Cat5E é compativel com Gigabit, porem o adequado é o Cat6 ou Fibra,
Aconcelho dar uma lida na IEEE 802.3z, nela irá especificar adequadamente
os requerimentos minimos para atender tais redes.
Quanto a equipamentos, path-painel é elemente passivel praticamente na
infra-estrutura, se conectorizado adequadamente não haverá problemas,
independente de ser furukawa, gts ou weber ( são os que possuo experiencia
).
Quanto a Gigabit em si o cabo é a midia de transferencia, porem o mais
importante são as interfaces de interconexão, afinal do que adianta te o
cabeado certificado mais usar uma realtreko cuja a capacidade efetiva de
transmissão em trabalho level não passa de 200 mbps e em carga uma 3com
905-TXM tem melhor performance.
Se poder gastar no cabeamento um valor proximo de 15K de reais, gasta 2k de
cabeamento e coloca um ou melhor dois switchs gerenciaveis de qualidade (
cisco, H3C, junniper, huawei ).
No gigabit quem manda é a interface e não o cabeamento propriamente, embora
ele interfere quando mal feito significativamente até em uma rede 10/10mbps.

Ressalvas,
Não conheço o seu ambiente, porem no que atualmente administro, os switchs
todos tem suporte a SFP assim como no minimo duas portas pois se a coisa
apertar no futuro, configuro um lagg e dobro a capacidade de comunicação
dependendo do crescimento por no minimo 3 anos.
Como não descriminou a estrutura fica complicado apontar um ponto de vista
técnico.
Por exemplo,
Em um provedor a necessidade da rede é se livrar o mais rapido da
requisição internamente na rede sem consumir trafego WAN.
Em uma rede corporativa a maior necessidade é prover serviço uteis aos
usuários com a maior performace possivel sem degrenil qualquer capacidade
de redundância.
Outro fator é quanto a escalabilidade.
Em uma rede destinada a ISP, do que adianta ter tudo redundânte exceto o
CPD ser fisicamente redundântes, no final de 2010 o nordeste praticamente
parou por que um POP de transito da OI ( não tenho certeza ) pegou fogo.
Quanto a uma rede corporativa, não é possivel colocar a empresa em duas
localidades distintas ( excessão para empresas grandes ) sem que o custo se
torne extremamente inviavel com interconexões e infra-estrutura de hardware.

Espero ter ajudado.
att. Paulo Henrique.

:=)>BattleMaster<(=:

Flamers > /dev/null !!!