[MASOCH-L] WOL para servidores

Marcelo Guido marceloguidomgog at ifi.cta.br
Fri Mar 23 09:15:34 BRT 2012

Prezados, bom dia!

Estou iniciando hoje na lista e gostaria de contar a ajuda de vocês.
Trabalho em um Instituto do setor Aeroespacial e a equipe de redes está
implantando uma solução WOL para os servidores de nossa rede. A ideia é
que, antes de acabar as baterias do no-break os equipamentos desliguem e
ao voltar a energia as máquinas seriam ligadas via WOL.

O cenário que estamos desenhando é o de colocar uma máquina ATX rodando
um linux com o pacote wakeonlan. Iremos indicar na BIOS desta máquina
que ela deve voltar ao estado anterior (ligado) quando a energia retornar.

Em princípio esta solução nos atende, mas apresenta alguns
inconvenientes como por exemplo, quando acabar a energia a máquina pode
se corromper e não subir, consequentemente os servidores não serão
religados.

A dúvida que surgiu aqui na instituição é se é possível enviar o "pacote
mágico" a partir de um switch gerenciável e não a partir de um
computador. Até onde estudamos não conseguimos identificar como fazer
isso, de onde deduzimos que sempre será necessário o uso da máquina
linux com o wakeonlan. Alguém sabe me responder ou teria alguma outra
ideia/solução?

At.
Marcelo Guido
DCTA / IFI

O IFI adotou a plataforma de aplicativos LIBREOFFICE.
Clique aqui para download do LibreOffice: http://pt-br.libreoffice.org

IFI has adopted the LIBREOFFICE platform.
Click here to download LibreOffice: http://libreoffice.org