[MASOCH-L] [GTER] Bloqueio Porta 25

Marcio Merlone marcio.merlone at a1.ind.br
Mon Mar 12 08:54:15 BRT 2012

Em 07-03-2012 10:13, Danilo Marques de Gouveia escreveu:
> Então na verdade meu cliente sai pela porta 587 se conecta ao meu MX e o
> meu MX se conecta através da porta 25 com o Hotmail (por exemplo) é isso?
> Ou eu devo colocar que o meu MX vai sair pela porta 587 para se conectar a
> outro domínio ?

Quem fala com MX é servidor somente. O teu cliente de email (MUA:
Outlook, Thunderbird) é que vai falar com o servidor smtp pela porta
587. Ou seja:

MUA -> SMTP: Porta 587
SMTP (do seu email) -> MX (do destino): Porta 25

Claro, o MX também vai falar o protocolo SMTP, ou seja, ambas as portas
25 e 587 usam o protocolo SMTP pra conversar. Quando se fala "SMTP" logo
se pensa na porta 25, mas SMTP não implica necessariamente em porta 25.
Precisa ter isto claro pra não confundir.

Colocando em outras palavras: a porta 25 usa o protocolo SMTP e se chama
"SMTP", enquanto que a porta 587 também usa o protocolo SMTP mas se
chama "Submission".

A finalidade da gerência da porta 25 (também conhecido como "bloqueio")
é que somente servidores se conectem na porta 25 e somente do MX, com
verificação anti-spam, anti-virus, etc, e não os clientes. Já a porta
587 é usado somente pelos clientes (pessoas), não permite conexão de
servidores (porta 25 fechada) e só permite envio depois de autenticado e
dependendo do caso dispensa qualquer medida adicional de segurança
(visto que você vai poder catracar o responsável se houver abuso).

Sds.

--
*Marcio Merlone*