[MASOCH-L] [GTER] Bloqueio Porta 25

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Wed Mar 7 11:03:52 BRT 2012

On Wed, 7 Mar 2012, Danilo Marques de Gouveia wrote:

> Senhores, desculpe a minha ignorância no assunto mas estou tentando
> entender esse método de bloqueio da porta 25 a algum tempo e ainda não
> compreendi.

a porta 25/tcp é para TRANSPORTE de email, isto é, para a conversa entre
MTAs. o usuário final deve SUBMETER o email pela porta 587. o protocolo é
o mesmo SMTP, exceto que na submissão exige-se autenticação.

resumindo: com a justa exceção de seus servidores de email NINGUÉM conecta
na porta 25/tcp de qualquer host externo. Seus clientes devem rotear email
pelos seus servidores ou, se forem clientes de relays externos, usar a
porta 587 COM AUTENTICAÇÃO. Todos os bons provedores de serviços de email
são capazes de receber email para retransmissão pela 587.

os bots geralmente não sabem enviar email com autenticação, então este
bloqueio os derrota.

Capisce?
-- Danton