[MASOCH-L] [GTER] Bloqueio Porta 25

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Tue Mar 6 23:16:16 BRT 2012

> De acordo com a Resolução CGI.br/RES/2009/001/P, no que se trata sobre o bloqueio da porta 25 por parte dos provedores de internet, mais especificamente no ítem:
> 2.1.1. Estas restrições devem ser implementadas através do bloqueio do tráfego de saída para a porta 25/TCP.
>

> Sobre esse bloqueio gostaria de saber se é obrigatório o bloqueio ou não,

Nada é obrigatório, nem o bloqueio, nem a SpamHaus te tirar da lista
deles, nem as pessoas usarem listas de bloqueios, nem elas aceitarem
seus e-mails.

> pois estou tendo problemas com o provedor de email  @uai.com.br , onde o meu clientetem 2 emails com eles, só que não tem e não querem (conforme informaram os atendentes do 0800) implementar essa melhoria no seu servidor de emails, liberando outra porta de saída smtp para seus clientes usuarios de email.

Taí um caso para reportamos pro grupo de trabalho que o CGI.br montou
para tocar isso. Quem sabe um chega-junto não ajude.

> Neste caso, fui obrigado a liberar o uso da porta 25 para nao prejudicar meu cliente e, ocorrendo o bloqueio dos meus ip´s no http://www.spamhaus.org/ . atrapalhando o acesso ao webmailde outro cliente empresarial e, não quero que nenhum desses dois clientes empresariais fique prejudicados.

Porque você não libera porta 25 para o MX do Uai apenas ? Isso pode
deixar passar alguns spams mas dificilmente colocará você numa lista
de bloqueio.

Rubens