[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Leandro Carlos Rodrigues leandro at allchemistry.com.br
Tue Jul 31 11:18:45 BRT 2012

Em 31/07/2012 11:07, Rafael Cresci escreveu:

> Considere também a possibilidade do registro.br bloquear suas consultas "excessivas" ao whois para a verificação desse ownerid. Eles podem não gostar desse aumento de tráfego e de carga nos servidores deles.

Eu tinha pensado nessa possibilidade e por isso imaginei que estas
consultas fossem feitas em algumas ocasiões.
No caso, quando não houver historico de reputação interno suficiente
daquele domínio, host ou IP, e que leve seu algoritmo a buscar
históricos externos. Neste caso eu proponho que a checagem de ownerid
seja feita somente quando não houver certeza que um domínio, host ou IP
esteja em lista branca ou negra. No caso, seria feita uma checagem no
ownerid e logo após a mensagem ser aceita, ela alimentaria o historico
de reputação interno fazendo com que uma nova consulta não seja necessária.