[MASOCH-L] SPF LOCAWEB

Danton Nunes danton.nunes at inexo.com.br
Fri Jul 27 11:36:06 BRT 2012

On Fri, 27 Jul 2012, Leandro Carlos Rodrigues wrote:

> Certo. Mesmo assim quem te impede que forjar uma mensagem de erro no envelope
> e no cabeçalho e no lugar do corpo da mensagem colocar propaganda ou golpes?
> Agente relaxa as regras para todas as mensagens com remetente em branco
> achando que iremos receber um erro, mas nem sempre é assim.
> O problema disto é que quem cria a mensagem de erro, que será lido pelo
> remetente, é o servidor de destino, tendo este total poder de escrever o que
> quiser no corpo.

uma mensagem de erro tem características especiais que podem ser usada em
sua filtragem (eu uso com boa dose de sucesso):
- tem um único destinatário;
- tem DSN dentro;
- o remetente (no cabeçalho From:, não no cabeçalho) costuma ser
postmaster ou mailer-daemon.

enfim, nesse ponto não é muito difícil separar o joio do trigo.

> Além de problemas de segurança, há uma falha grave no entendimento destas
> mensagens, quando legítimas, pois a grande maioria de servidores de email usa
> MTA's em lingua inglesa, que para um brasileiro médio é um problema grave de
> entendimento fazendo com que, na maioria das vezes a mensagem de erro seja
> ignorada por ele.

ainda bem que está em inglês, já imaginou se estivesse em mandarim? o
problema de um brasileiro médio não conseguir uma mensagem simples em
inglês enquanto um português médio tira de letra está no sistema
educacional do país e fora do escopo desta lista ;)